Saiba mais sobre Pilates

            O Método Pilates foi criado no início do século XX pelo alemão Joseph H. Pilates, que sempre teve problemas respiratórios, a fim de melhorar o seu próprio estado de saúde.

            O Método consiste em uma série de exercícios que buscam o equilíbrio entre corpo e mente, trabalhando o corpo como um todo e trazendo inúmeros benefícios. A atividade é isenta de impactos e os exercícios são realizados com poucas repetições, mas alta qualidade de execução, exigindo do praticante disciplina e concentração.  Pilates é recomendado para crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.

            As aulas utilizam-se de alguns princípios do método que são: a respiração, que auxilia na concentração e relaxamento de musculaturas que não estão sendo utilizadas; controle de centro, que é responsável pela estabilização ou mobilização da coluna através da contração abdominal; alinhamento axial, que é manter o corpo o mais alongado possível;  e a integração dos movimento.

            Existem 2 formas de se praticar Pilates: em aparelhos ou no solo. O Pilates de solo é uma aula com grupos pequenos, com exercícios diversos utilizando-se apenas de bolas suíças e o peso do próprio corpo. Já o Pilates de aparelhos é mais individualizado, praticado sobre camas, plataformas e cadeiras próprias do método que são ajustadas com molas de diferentes resistências.

            Como benefícios do método cita-se:  o aumento da disposição, alívio de dores e tensões musculares, melhora na postura, fortalecimento muscular (principalmente abdominal e dos músculos eretores da coluna), melhora na flexibilidade, respiração, equilíbrio, coordenação motora e concentração, maior consciência corporal e prevenção contra lesões.

            Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Pilates, que tal experimentar uma aula?